top of page
Perguntas frequentes
Espiritualidade Franciscana
São Francisco de Assis não nasceu santo — ele se tornou santo ao longo de sua caminhada.
Antes de sua conversão, Francisco viveu como muitos de nós: buscava reconhecimento, tinha sonhos materiais e desejava uma vida confortável. No entanto, ao longo de sua jornada, especialmente após encontros profundos com a dor, a simplicidade e o chamado interior, ele escolheu transformar sua vida.
A santidade de Francisco não veio da perfeição, mas da decisão consciente de viver com humildade, desapego, amor ao próximo e profunda conexão com Deus.
👉 Isso nos ensina algo essencial:
A santidade não é um ponto de partida — é um caminho.
E, de certa forma, todos nós somos convidados a percorrê-lo, cada um no seu tempo, com suas limitações e possibilidades.
🌿 Ser santo, à luz de Francisco, é viver com verdade, simplicidade e amor no cotidiano.
A espiritualidade franciscana no cotidiano é a prática de viver com simplicidade, gratidão e amor nas pequenas coisas.
Não se trata de grandes gestos, mas de atitudes diárias:
cuidar do outro
respeitar a natureza
valorizar o essencial
viver com menos, mas com mais sentido
👉 É transformar o comum em sagrado.


Descubra a Inspiração por Trás de Caminhando com Francisco: O Autor de Espiritualidade Franciscana
Há algo profundamente sereno em caminhar. Não apenas o ato físico, mas o caminhar da alma, o passo silencioso que nos leva para dentro de nós mesmos. É nesse espaço de calma e reflexão que encontro a essência do que significa a espiritualidade franciscana. Hoje, convido você a descobrir comigo a inspiração por trás do blog Caminhando com Francisco, um refúgio para quem busca simplicidade, paz e autoconhecimento. O Autor de Espiritualidade Franciscana e Sua Jornada Quando pens


Priscila: uma vida cercada de amor e gratidão
Eu sou Priscila Girardi. Amo meus professores e meus colegas. Sou muito grata à minha mãe por todo o amor, cuidado e dedicação que sempre teve comigo. Eu a mo vir à escola, rezar com minha família e dormir perto deles, sentindo esse carinho e essa proteção. Também gosto muito do motorista do transporte escolar, da diretora, dos pedagogos e dos meus professores: Clediane, Luzia e Alessandro. Tenho grande carinho também pelos profissionais do SUS, que cuidam das pessoas com


Por que acumulamos tanto se um dia deixaremos tudo para trás?
Há alguns dias refletíamos sobre a conhecida poesia "Vende-se", de Olavo Bilac. https://www.caminhandocomfrancisco.com/post/vende-se-a-felicidade-olavo-bilac Naquele texto, um homem desejava vender seu sítio porque enxergava apenas os problemas que ele lhe causava. Mas bastou que alguém o ajudasse a olhar novamente para aquilo que possuía para que percebesse a riqueza que sempre esteve diante dos seus olhos. Talvez essa seja uma das grandes dificuldades humanas. Nem sempre en


Quando Santo Antônio Perguntou a Francisco: "Por que os homens continuam procurando tão longe o que Deus colocou tão perto?"
Uma crônica espiritual sobre Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Assis e o caminho da simplicidade em tempos de excesso O sol começava a se despedir lentamente atrás das colinas. O vento passava suave pelos campos, carregando consigo o perfume da terra molhada. Eu me imaginei ali, ao lado de Francisco, observando os pássaros que voavam livres, como ele sempre fazia. Não porque precisasse aprender algo novo, mas porque nunca deixou de se encantar. Foi então que ouvi passo


Vende-se a Felicidade? O que Olavo Bilac nos ensina sobre enxergar o que já temos
Uma poesia simples que revela uma verdade esquecida Há histórias que atravessam gerações porque falam diretamente ao coração humano. Uma delas é a conhecida poesia "Vende-se", atribuída a Olavo Bilac. Nela, um homem deseja vender seu sítio. Cansado das despesas, das responsabilidades e das dificuldades que a propriedade lhe trazia, acreditava possuir apenas um problema do qual precisava se livrar. Foi então que pediu ajuda a um amigo poeta para redigir o anúncio de venda. Mas


Minimalismo da Alma: o que precisamos abandonar para voltar a viver
O excesso não está apenas nas coisas. Está dentro de nós. Quando ouvimos a palavra minimalismo, geralmente pensamos em casas organizadas, poucos objetos, ambientes limpos e uma vida mais leve. Mas existe um tipo de excesso muito mais difícil de perceber. Um excesso que não ocupa espaço nas prateleiras, mas ocupa espaço dentro do coração. Há pessoas que possuem pouco e ainda assim vivem sufocadas. Sufocadas por preocupações. Por comparações. Por expectativas. Por mágoas antiga


Laços que curam
Neste texto, conto a história de uma professora que, em um período delicado de sua vida emocional, encontrou força na fé, na oração e no vínculo afetivo com seus alunos. Em meio a esse momento, um de seus alunos especiais começou a enviar pequenas mensagens e imagens, expressando carinho, sensibilidade e espiritualidade. A partir dessas trocas simples, mas cheias de significado, nasceu uma relação de afeto, compreensão e oração entre a professora, o aluno e também suas famíli


O Silêncio: Um Caminho para a Espiritualidade e a Simplicidade
Vivendo em um Mundo Barulhento Vivemos cercados de ruídos. Ruídos externos. Ruídos internos. Ruídos digitais. Ruídos emocionais. Nunca houve tanta comunicação e, paradoxalmente, nunca foi tão difícil escutar a própria alma. O ser humano moderno corre de uma tela para outra, de uma obrigação para outra, de uma ansiedade para outra. O excesso de estímulos tornou-se tão comum que muitos já não conseguem permanecer alguns minutos em silêncio sem sentir desconforto. Como se a quie


Sonho de Amor, Família e Coração em Paz
Eu tenho uma grande vontade, um grande sonho guardado no meu coração. Sonho em me casar, construir uma família e ser mãe. Imagino ter filhos, quem sabe gêmeos, trazendo ainda mais alegria para dentro da nossa casa. Vejo, em meus pensamentos, momentos simples e cheios de amor: jantar com a minha família, depois assistir a um filme juntos, como se fosse um cinema dentro de casa. Em cada um desses momentos, eu agradeceria a Deus pela minha vida e por toda a minha família, reconh
Exploramos a espiritualidade franciscana.


Sobre Nós
Caminhando com Francisco é um espaço dedicado à reflexão e prática da espiritualidade franciscana no cotidiano. Aqui, compartilhamos experiências, ensinamentos e inspirações que nos conectam com a essência do amor e da simplicidade. Junte-se a nós nessa jornada de fé e descoberta.
bottom of page