
No caminho evolutivo do conhecimento, temos os professores e mestres que nos ensinam desde o alfabeto até os mais altos níveis intelectuais. Porém, cada um dos leitores, podem refletir que na caminhada mundana, existe alguns aprendizados que são ministrados pela professora chamada "VIDA" que leciona silenciosamente para as almas dos alegres, dos felizes, dos realizados, dos inteligentes, dos sábios e realizados; e também leciona para iluminar os labirintos do conhecimento das almas dos infelizes, dos aflitos, dos desesperados, dos angustiados, dos acelerados e apressados; dos demorados, dos lentos, dos preguiçosos e descansados; dos ignorantes; dos prudentes e imprudentes; dos racionais, dos cultos e talentosos, dos letrados, pensadores e sabedores.
Essa professora que é silenciosa, ensina a todos sem expressar uma única palavra, nos dá a oportunidade de direcionar e refletir o caminho e a lição que queremos aprender, especialmente para realizarmos as escolhas que pretendemos para elevar a condição humana a patamares de entendimento das máximas ensinadas pelo mestre nazareno que passou orientando no educandário mundano, quando disse “fazei aos outros o que gostaria que os outros lhe fizessem”
Nessa semana, refleti que prestes a completar 34 anos nessa condição, (cadeirante), a professora “VIDA” me presenteou com a oportunidade de permanecer um pouquinho mais por aqui, a fim de aprender a lição silente da resiliência, gratidão, aceitação e superação.
Com os sentimentos elevados na confiança e disposição para desenvolver os propósitos que a lição me trouxe, quis o caminho que as oportunidades fossem permitidas, com a finalidade de continuar o aprendizado na leitura das páginas compiladas por um destino oportuno de edificação do conhecimento lecionado pela professora (VIDA).
Nessa viagem reflexiva, devemos ter sempre elevado os sentimentos de gratidão, resiliência, da aceitação, para que nessa empreitada de plantio e colheita, de desafios e superação, possamos sentir sempre a presença dos ensinamento bem aprendidos. Que possamos seguir mais dias nessa trilha para acrescentar algumas páginas da lição passadas pela professora mais inteligente da caminhada. Seguimos firmes aprendendo e educando a nossa alma para edificarmos e plantarmos muita paz e harmonia.
Sinval T. Pimentel – Advogado e Escritor do Blog Caminhando com Francisco
Comments