top of page
Foto do escritorcaminhandocomfrancisco.com/

AMBIÇÃO/GANÂNCIA


Um pouco de ambição é sempre necessária para obtermos sucesso pessoal e profissional. Entretanto essa em excesso, provavelmente poderá nos prejudicar. Podemos exemplificar, com o que ocorreu no romance Senhora de José de Alencar: ambiciosíssimo, Fernando Rodrigues Seixas, quando Lemos lhe propôs casar-se com uma moça em troca de um dote de cem mil contos de réis, ele acabou por aceitar e recebeu um adiantamento de vinte mil contos de réis, logo depois conheceu a moça, que era Aurélia Camargo. Alegrou-se, pois sempre a amara.

Contudo num outro momento anterior, Fernando já havia abandonado Aurélia por dinheiro. Assim sofreu as terríveis consequências de sua atitude gananciosa.

Outra história que aborda a questão da ganância é “A gansa e o ovo dourado” de Esopo, a qual conta que um sertanejo que possuía a gansa dos ovos mais maravilhosa que se possa imaginar, pois todos os dias, quando visitava o ninho, a gansa botava um lindo e brilhante ovo de ouro. Assim, ele levava os ovos para o mercado e vendia-os; dessa forma, logo começou a enriquecer.

Porém não demorou muito para que ele ficasse impaciente com a gansa porque ela lhe dava apenas um único ovo de ouro por dia. Ele não estava ficando rico rápido o suficiente. Então, um dia, depois de terminar de contar seu dinheiro, ocorreu-lhe a ideia de que poderia obter todos os ovos de ouro de uma vez, matando a gansa dos ovos de ouro e abrindo-a. Todavia quando a ação foi feita, nem um único ovo de ouro ele encontrou, e sua preciosa gansa estava morta.

Ponderando, o que é melhor a pessoa ter, ambição ou ganância? Quem é ambicioso pode se tornar ganancioso? Ter ambição é buscar o melhor, se esforçar para a realização de um sonho, ter iniciativa. Enquanto que, ser ganancioso é querer algo de forma egoísta e a qualquer custo, mesmo que acabe por prejudicar pessoas no caminho. Nesse sentido temos a obra Macbeth de Shakespeare, na qual Macbeth toma a decisão de matar o rei, experimentando assim, o sofrimento por meio da culpa.

Ambição tem origem etimológica no latim, ambitio, -onis, solicitação, pretensão, desejo, lisonja, pompa. Já ganância, tem sua etimologia no espanhol (ganancia). No romance Quincas Borba de Machado de Assis, podemos perceber Rubião, que ganhara uma herança de seu amigo Quincas que faleceu, fica na condição de um novo-rico, começa a alimentar sonhos de grandeza e torna-se vítima tanto da sua própria ambição e da sua imaginação desenfreada como da avidez e da crueldade dos falsos amigos que o cercam.

Nessa mesma obra, verifica-se também o casal Palha, que é movido pela ambição material e pelo desejo da ascensão social. Por fim, “depois de ter toda sua fortuna sugada pelo casal Palha e por outros falsos amigos, Rubião é descartado por todos”.

Nesse contexto podemos constatar a representação de analogias a atitudes humanas, até mesmo em nossas relações sociais, à medida em que mostra como os sujeitos se relacionam uns com os outros como coisas...

 

Professora Clediane – Escritora do https://www.caminhandocomfrancisco.com/

                       

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page