top of page
Foto do escritorcaminhandocomfrancisco.com/

HUMILDADE E SIMPLICIDADE


Humildade e simplicidade são virtudes/qualidades essenciais para o ser humano, tanto nas relações inter quanto intrapessoais. Humildade é característica de quem age com simplicidade, um atributo das pessoas que sabem assumir suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Ser simples requer livrar-se de todos os excessos, de tudo o que é supérfluo, viver sem desperdícios, fascinar-se com a magia contida na rotina do nosso cotidiano. Enxergar e alegrar-se com o belo presente nas pequenas coisas e atitudes, enfim, viver com o coração. Exemplificando, alegrar-se e encantar-se com a história de um livro, de um conto, poema ou crônica, ouvir uma boa música ou receber a visita de um amigo...

Humildade originou-se da palavra grega húmus, que significa “terra”. Esta mesma expressão da antiga Grécia também deu origem aos vocábulos “homem” e “humanidade”. O que nos remete a criatura nascida e que vem se desenvolvendo e crescendo. Já simplicidade, etimologicamente, originou-se do latim simplicitas, que pode ser traduzido como “uniforme” ou “pouco variado”.

Um ser humano humilde é modesto, simples, expressa e reflete bons sentimentos. Percebe-se isso pelo seu modo de agir. Também pode ser uma pessoa sem muitas ambições, sem luxos e supérfluos, despretensiosa.

Neste contexto, qual é a sua percepção de pessoa simples e humilde? Analisando o que Ghandi afirmou “o dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios, e a humildade faz grandes homens”. Você concorda?

Obviamente, se você espera construir relações intra e interpessoais de qualidade, de fato, deverá agir com humildade e simplicidade.

Cada um de nós, cotidianamente, tem a oportunidade de contribuir para que o mundo seja um lugar melhor. Mediante palavras, expressões e atitudes concretas, todos, adultos e crianças, podemos transformar o contexto que estamos inseridos num mundo melhor. E indubitavelmente com ações pautadas em humildade e simplicidade certamente teremos mais chances de construirmos uma vida plena e feliz.

É imprescindível gastarmos nossas energias e darmos valor ao estritamente necessário, o que realmente é importante em nossas vidas. Investir tempo e energia com o que interessa e nos faz crescer enquanto pessoa e profissional.

Como exemplo de humildade, temos o Nosso Senhor Jesus Cristo, Mestre perfeito, que nos ensinou por meio de palavras e exemplos o verdadeiro significado da humildade. Os quatro Evangelhos abordam em Sua vida uma absoluta ausência de orgulho, arrogância ou vaidade, ao passo que, Suas palavras expressam um constante reconhecimento de Sua dependência do Pai, “Mais tarde, Jesus testificou: “Nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou (…) porque eu faço sempre o que lhe agrada. (…) Eu não busco a minha glória” (João 8:28–29, 50); veja também João 7:16, 18...

 

Professora Clediane – Escritora do blog https://www.caminhandocomfrancisco.com/

 

 

1 comentário

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
20 de mar. de 2024

A humildade nos deixa mais próximos de Deus.

Curtir
bottom of page