top of page
Foto do escritorcaminhandocomfrancisco.com/

PERDÃO: MUDANÇA DE ROTA


A etimologia da expressão perdão é perdonare, que no latim, consiste no significado de doar. Isso significa que, ao perdoar, você doa seu direito de estar ressentido com quem fez a ofensiva. Isto é, deixa de sentir-se vítima de algum ato que não lhe fez bem.

Nas relações afetivas entre os seres humanos que convivem o perdão é fundamental, a fim de instituir um ambiente de amor, de paz e tranquilidade. Quando entre os familiares se demonstram amor, perdão, empatia, respeito às opiniões divergentes, os membros se sentem valorizados e amados, buscando, dessa maneira, a formação de um espaço envolvente, colaborativo e prazeroso. De fato, amor e perdão complementam-se.

Obviamente que uma relação humana baseada no perdão, no reconhecimento que errou, demonstrar arrependimento e pedir desculpas, torna o ambiente mais saudável... Perdoar é a ação humana utilizada visando se livrar de uma culpa ou ofensa, é um processo mental que tem o intuito de eliminar qualquer ressentimento, raiva, rancor, mágoa ou outro sentimento negativo acerca de determinada pessoa ou por si próprio.

Para ocorrer a experiência do perdão é necessário ter a humildade de reconhecer os próprios erros (pecados), dado que, sem este reconhecimento ninguém pede, sinceramente, perdão a Deus ou ao irmão, uma vez que, o orgulho e a prepotência impedem o pedido de perdão.

O perdão é difícil, no entanto crucial, uma vez que nos livra da mágoa, da raiva, rancor, tristeza e muitos outros sentimentos desagradáveis e que nos fazem mal. Mediante o do ato de perdoar, temos a oportunidade de nos libertarmos das amarras que trazem peso e sentimentos negativos para nossas vidas. É essa atitude de perdoar que, muitas vezes, devolve vida em plenitude e a paz para o ser humano.

Entretanto, vale ressaltar, que não se trata apenas de querer perdoar, é necessário para que o perdão realmente ocorra, que seja algo intrínseco, do coração, que modifique pensamentos, sentimentos e atitudes. E perdoar a si mesmo, talvez seja essa a tarefa mais complexa, contudo igualmente estritamente necessária e impreterível.

A atitude do perdão nas relações humanas torna-se perceptível quando a pessoa liberta-se e consegue, assim, seguir em frente, transformando sua própria raiva em cura e positividade. Um ser humano que perdoa, que não guarda mágoas ou ressentimentos tem mais chances de viver sua vida em plenitude, conforme supramencionado.

Por conseguinte, é possível afirmar que o perdão contribui para transformar a vida do ser humano, trazendo benefícios para a saúde física e mental. Estudos mostram que o perdão nos ajuda a viver melhor, auxiliando na redução do estresse e nervosismo e melhorando a qualidade do sono, entre outras funções.

 

Professora Clediane – Escritora do blog https://www.caminhandocomfrancisco.com/

 

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page